Fotos : Ana Isabel Alves

Fotos : Ana Isabel Alves
Designer : Yan Soares







sábado, 14 de maio de 2011

Seu Alimento é o seu Remédio


Tenha seu corpo como um templo sagrado, onde habita um espírito em conexão com o Divino, nesta morada é bem vindo o alimento saudável, nutrindo o veículo de sua evolução na terra.

No Ayurveda entende-se que cada ser humano através de sua constituição biológica metaboliza de uma maneira diferente cada tipo de alimento. Para isto a importância do conhecimento de si e a identificação da alimentação mais indicada a você.
O Ser humano é a única espécie do reino animal que não sabe instintivamente seu alimento, qualquer animal solto em seu habitat saberá certeiramente o alimento ideal para sua sobrevivência, isto acontece por que cada ser humano é único no Universo.
Através da identificação dos doshas podemos chegar bem perto da alimentação ideal, mas só o conhecimento de si com uma conexão limpa e desintoxicada de seu corpo é que chegaremos ao ideal da sua alimentação.

Como você está hoje é reflexo de como se alimentou ontem. Está feliz, bem disposto, motivado, pensamentos em ordem, sentimentos positivos em relação a você e ao mundo, suas funções fisiológicas fluem com harmonia, talvez esteja no caminho certo.
Esta conexão de você com seu corpo é que buscamos resgatar através da desintoxicação dos sentidos, nosso corpo limpo e saudável nos sinaliza quando algo não vai bem.
 Nossas crianças são um bom exemplo, se comem algo que excede, imediatamente sinalizam através de vômitos ou diarréias.
Mas com a insistência de alimentos errados o corpo se adapta e entende que os sinais não são precisos, então aceita a intoxicação e não mais sinaliza.
 E aí está o perigo, pois as toxinas acumuladas nos tecidos internos vão agravando com o tempo com risco de futuramente surgir doenças.
Esta é a lei da ação e reação existente no nosso universo interno.
Mas graças ao Divino, que nos fez em perfeição, nosso sistema biológico busca a todo o momento o equilíbrio, sendo amplamente aberto a mudanças de paradigma e comportamento.
 Diariamente nossos órgãos de excreção fazem um bom e às vezes exaustivo trabalho de limpeza, se pudermos auxiliar o corpo com este processo de desintoxicação, tudo flui melhor e com mais harmonia.

“Faça de seu alimento sua medicina e sua medicina o seu alimento”
Através de uma consulta Ayurvédica podemos identificar o Prakriti (constituição inata) e o Vikriti (constituição adquirida e que causa o desequilíbrio atual), orientando a alimentação mais indicada no momento.
Hábitos alimentares regulares nos mesmos horários todos os dias regulam nossas excreções e se ficamos stressados nossos órgãos também o sentem.

- Algumas dicas de alimentos que limpam seu sistema:

- Não comer entre as refeições, se sentir vontade de comer besteira, coma na refeição e não entre elas.
- Entre o almoço e o jantar, coma sempre frutas.
- Água morna com limão e mel (vata e Pitta) e sem mel (kapha), em jejum.
- Usar diariamente na culinária cúrcuma e gengibre, remédios universais.
- Suco de inhame, limão, gengibre e mel. (um inhame pequeno, pedaço pequeno de gengibre, um limão com casca, uma colher de sopa de mel, um copo d’água, bater no liquidificador, coar e beber de imediato.)
- Suco de vegetais:


- 02 maçãs picadas com casca sem sementes e 01 pepino pequeno
- Folhas verdes variadas, de preferência orgânicas, lavadas e picadas. (alface, couve, hortelã, capim limão, bertalha, almeirão, salsa, chicória, etc.)
- A cenoura funciona como um pilão, pois este suco não leva água. Se sentir dificuldade em bater pode acrescentar ½ copo de água de côco.
- Modo de fazer: Bata no liquidificador a maçã com o pepino, com o auxílio da cenoura até começar a bater sozinho, após virar um creme. Coe em um coador de pano, volte com o líquido para o liquidificador e bata o restante. Pode acrescentar todos os dias uma colher de linhaça germinada. Após bater volte a coar no coador de pano, e está pronto para beber. Este suco é para ser bebido na hora, no máximo em 40 min.
Para geminar a linhaça: Lave-a bem, deixe-a de molho em água filtrada, após 8hrs, lave-a em uma peneira e está pronta. Guarde em um pote com tampa na geladeira, coloque a quantidade para 03 dias, para não estragar. A qualquer sinal de mau cheiro ou fungo NÂO COMA.
A linhaça, semente do linho é um importante alimento para o bom funcionamento cerebral e intestinal, grande fonte de ômega três e seis.

Além de alimentos naturais, integrais e assim saudáveis são bem importante também os nossos hábitos diários, nossa rotina com o nosso corpo e com a nossa vida.
Entende-se que se seguirmos 20% de uma rotina saudável ganhamos de benefício 40%, se seguirmos 40% ganhamos 80% de benefício.  Assim o que pudermos adquirir de bons hábitos o benefício é garantido para uma vida longa e feliz.
Abaixo uma rotina ideal dentro do Ayurveda:
1º Assim que acordar pensar em evacuar, observar o chamado do corpo nas eliminações.
2º Limpar os nove portões de entrada do corpo (2 olhos, 02 ouvidos, boca, 2 narinas, ânus e vagina), beber água temperatura ambiente ou morna, o quanto quiser.
3º Antes ou depois do banho, fazer auto - massagem.
4º Vestir-se, fazer meditação, pranayama e yoga.
5º Preparar a refeição matutina com oração e comê-la.
6º Fazer a agenda do dia, definindo as prioridades.
7º Trabalho
8º Uma hora antes e 1 hora depois das refeições, beber água.
9º Banho e alimentação leve, até 03 horas antes de dormir.
10º Abrir a agenda para ver o que cumpriu, se vier algum pensamento anote em sua agenda, e vá dormir para o início da mais um bom dia.
Praticando esta rotina por 06 meses os doshas entram em equilíbrio naturalmente.

O que existe no universo existe no nosso corpo e o que existe no nosso corpo existe no Universo, cuide bem de sua morada.

Um comentário:

  1. Parabéns Janaína! é sempre muito bom realizar um sonho né! Vc tem um link de amigos, será que poderia colocar o meu site? http://pontesolidaria.yolasite.com
    É um projeto social..
    bjs, bjs
    Mara

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil