Fotos : Ana Isabel Alves

Fotos : Ana Isabel Alves
Designer : Yan Soares







quarta-feira, 11 de maio de 2011

Doshas


Os três doshas ou os três humores biológicos são bem importantes para a saúde e doença dentro do Ayurveda, e para que possamos entender melhor, podemos comparar os doshas com três forças da natureza: o Vata como o vento, o Pitta como o sol e o Kapha como a umidade. Assim estas três forças interagindo entre si e uma com a outra compõem toda a estrutura física, mental e emocional do Universo interno do corpo e externo na natureza.
A saúde consiste no desenvolvimento e na harmonia destes três doshas, a doença é causada pelo desequilíbrio, pelo excesso e pelos movimentos desalinhados destes doshas.
Nós todos possuímos em nossas características um pouco de cada dosha, pois somos todos formados pelos cinco elementos Éter, Ar, Fogo, Água e Terra, mas terá um ou dois dos doshas que constitua mais o seu ser, podendo também ter os três doshas em equilíbrio no seu sistema onde chamamos de Tridosha. O importante para descobrir o seu biótipo mais próximo é se conhecer, e nós apenas facilitamos este conhecimento de si, através de consultas com uma anamnese bem detalhada analisando suas palavras e, seus pensamentos, suas atitudes perante a vida, suas emoções, hábitos alimentares e de vida. Com o exame clínico e o diagnóstico do pulso chegamos ao ponto de partida, a origem do mal que temporariamente acomete o ser humano adoecido, ou ainda em forma de prevenção conseguimos evitar que o mal se estabeleça antes de sintomas indesejáveis.
Mas o mais importante de conhecer seu dosha e a origem do desequilíbrio é a maravilhosa oportunidade de estar se conhecendo e se entendendo, aprendendo consigo mesmo a vitória da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil