Fotos : Ana Isabel Alves

Fotos : Ana Isabel Alves
Designer : Yan Soares







quarta-feira, 17 de agosto de 2011

MARMAS
Os MARMAS são regiões ou pontos na superfície do corpo mapeados pela medicina ayurvédica que funcionam como "botões" terapêuticos. Nestes pontos ocorre grande concentração de PRANA energia vital). Estão geralmente localizadas em áreas onde ocorre união entre musculo e tendões e nas articulações, não sendo uma regra. Estas regiões estão conectadas com funções específicas do corpo como órgãos, tecidos, com a mente e emoções.

 
Ao todo, são numerados 107 marmas que são manipulados durante o ABYANGHA (tipo de massagem ayurvédica) com a finalidade de causar influência em determinada função orgânica, mental ou energética e liberar toxinas. Possuem função semelhante aos pontos de acupuntura, alguns inclusive estão no mesmo lugar diferenciados apenas pela dimensão - os marmas são bem maiores, emquanto que os pontos de acupuntura possuem o raio de uma ponta de agulha. Cada marma pode ainda ser relacionado com os chakras (centros psicoenergéticos) e com os doshas e subdoshas (relação com a função dos 5 elementos e suas subfunções dentro da fisiologia na medicina ayurvédica). Observe nas imagens que abaixo:







Para localizar um marma e saber sua dimentsão, no estudo de marmaterapia usa-se uma medida chama ANGULI que, corresponde a medida da largura da articulação (junta) do dedo indicador ou anelar.

 
A medicina ayurveda "importou" este conhecimento das artes marciais indianas, onde era costume que sua manipulação fosse com a intenção de causar dor no oponente durante uma luta. Os guerreiros de kalaripayathu, arte marcial típica de Kerala no sul da Índia, tinham profundo conhecimento da anatomia desses pontos que usavam para ferir seus adversários em combate. Por sua vez para proteger-se desenvolveram uma ciência específica de cuidados com os marmas. A medicina  e terapias ayurvedicas utilizam desse conhecimento para o bem estar e harmonia orgânica, mental e/ou energética e liberar toxinas.

Um comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil